Nesta sexta-feira (26), 62 mil forrozeiros de todos os lugares do Brasil vieram ao Parque do Povo Povo para viver as experiências que apenas o São João de Campina Grande pode oferecer. No Palco Principal, o sextou foi comandado por artistas da região e o forró foi protagonista de uma noite animada.
O cantor Ranniery Gomes abriu as apresentações da noite com um repertório animado, que transitou entre o forró raiz, estilizado e piseiro, com canções como “Quatro semanas de amor” e “Nunca mais”. Campinense de berço, o cantor comentou de sua relação com O Maior São João do Mundo, que começou muito antes de subir aos palcos.
“Eu sou natural daqui, então eu cresci ouvindo forró, indo pro São João, na época em que eu não cantava eu vinha os 30 dias, então isso aqui representa muito na minha vida, na minha carreira. Foi o primeiro palco que eu subi em 2017 e todo ano que eu chego parece que eu estou fazendo o primeiro show da vida.
Na sequência, Kátia e Aduíllio subiram ao Palco Principal trazendo a experiência de quem há mais de 30 anos faz parte do imaginário nordestino na categoria forró romântico, com músicas como “Carta Branca” e “Meu vaqueiro, meu peão”.
“Eu valorizo muito o fato de a gente estar aí com mais de 3 décadas de história, e em meio à toda essa transformação do forró, como tudo se transforma e com o forró não pode ser diferente, nós continuamos firmes e fortes de pé fazendo forró e trazendo na bagagem uma história que todo mundo abraça, que todo mundo elogia.”, celebrou Aduíllio Mendes.
Os cantores se reuniram para o projeto após o carnaval deste ano, mas já contam com um dvd gravado e uma legião de fãs de canta junto cada sucesso interpretado pela dupla.
“A repercussão do nosso público foi a melhor possível quando anunciamos a nossa dupla e todo mundo abraçou e foi muito importante pra a gente receber isso.”, comentou Kátia Cilene.
Terceira atração da noite, Nattan iniciou o seu show com um trecho de “Tareco e Mariola”, numa homenagem a Flávio José, com a lembrança de que enquanto existir São João, haverá sanfona e o Nordeste resiste. Muito querido pelo público junino, o artista destacou a relação do cidade com O Maior São João do Mundo.
“As pessoas em Campina Grande, se colocar 60 dias de festa, os 60 dias eles estão aqui pra prestigiar e depois vão pro after. Se bota uma banda pra começar de meio-dia, eles tão aqui de meio-dia. É um povo que realmente aproveita o São João, desfruta de todas as bandas, é uma galera receptiva e amorosa”.
Com um clima frio, Campina Grande se vestiu de uma nostalgia que tomou conta do Parque do Povo quando o Comandante, Xand Avião, pousou n’O Maior São João do Mundo. O cantor potiguar liderou um coral que em uníssono tinha na ponta da língua clássicos juninos e grandes sucessos da banda Aviões do Forró.
Grande valorizador da cultura nordestina, o cantor mencionou os nomes que fizeram seu alicerce musical, primeiro influenciado pelo pai e posteriormente quando foi formando sua identidade enquanto artista.
“Antes de eu ser o Xand Avião [ouvia] Flávio José, Alcymar Monteiro, Assissão, Elba Ramalho, que meu pai ouvia muito e depois que eu comecei a cantar Mastruz com Leite, Magníficos, Calcinha Preta, Cavalo de Pau.”, concluiu.
* Gabryele Martins/Arte Produções
